Translate

Powered By Blogger

domingo, 21 de abril de 2013

Procedimento antes do inicio e depois do final de cada combate


  1. Antes do início do combate, o árbitro chamarám''Chung e Hong''. Ambos os competidores entrarão na área de combate com o capacete debaixo do braço esquerdo. Se algum dos competidores não estiver na marca do treinador, ou estiver lá, mas sem o equipamento necessário quando o árbitro central chamar ''Chung/Hong'', este deverá considerar o atleta faltoso como perdedor por abandono.
  2. Os competidores devem voltar-se um para o outro e trocar uma saudação à ordem de ''cha-ryeot'' (atenção), ''kyeong-rye'' (saudação). A saudação de ser feita partindo de uma posição natural de ''cha-ryeot'', inclinando o corpo para frente num ângulo de 30graus e a cabeça num ângulo de 45graus, mantendo os punhos fechados ao lado das pernas. Após a saudação os atletas colocarão os seus capacetes.
  3. O árbitro começará o combate com a ordem de ''joon-bi'' (preparados) seguido de ''shi-jak'' (começar).
  4. O combate, em cada assalto, inicia-se com a declaração de ''shi-jak'' (começar) por parte do árbitro e termina com a declaração de ''keu-man'' (terminar) pelo mesmo. Contudo o combate é considerado como acabado assim que o tempo designado tiver terminado, mesmo que o árbitro ainda não tenha dito ''keu-man''.
  5. Depois do final do último assalto, os competidores ficarão de pé nas suas marcas, um em frente ao outro. Tirarão os capacetes, colocando-os debaixo do braço esquerdo e trocarão uma saudação à voz do árbitro de ''cha-ryeot'', ''kyeong-rye''. Em seguida deverão aguardar no seu local a decisão de vitória-
  6. O árbitro declará o vencedor levantando o seu braço do lado do vencedor do combate.
  7. Saída dos competidores.

sábado, 13 de abril de 2013

Pontos válidos


  1. Área de pontuação legal
    1. Parte média do corpo: As zonas de cor azul ou vermelho do colete
    2. Cara: Toda a zona acima da clavícula (Toda a cara, incluindo ambas as orelhas e a parte de trás da cabeça)
  2. Serão atribuídos pontos quando as técnicas permitidas forem executadas correctamente e com a força sobre as áreas de pontuação legal.
  3. As técnicas válidas serão consideradas da seguinte forma:
    1. 1(um) ponto por ataque ao tronco
    2. 2(dois) pontos por ataque ao tronco através de uma técnica em rotação
    3. 3(três) pontos por ataque à cabeça
    4. 4(quatro) pontos para um ataque à cabeça através de uma técnica em rotação
  4. A pontuação final será a soma da pontuação dos três assaltos.
  5. Invalidação de pontos: Quando um competidor marca um ponto com a ajuda de um ato proibido, esse ponto deve ser anulado e a respectiva falta deve ser marcada.

Área de Competição

A área de combate deve medir 8metros por 8metros, segundo o sistema métrico decimal, e deve ser uma superfície lisa e sem obstáculos.
A área de competição deverá ser coberta com um tatami.
Caso seja necessário, a área de competição poderá ser instalada sobre uma plataforma a uma altura de 1metro. Neste caso, a parte externa da linha limite deverá ser inclinada com um desnível, de no máximo 30graus, de forma a garantir a segurança dos competidores.

ringue (o ringue serve para disputar finais em torneios olímpicos, nacionais ou internacionais) 

diversas áreas de competição (área 3 la do fundo, área 2 a do meio e área 1 a que esta cortada)


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Significado dos Cintos


Cinto branco- 10ºKup & Cinto branco/amarela- 9ºKup:
''A pureza e a inocência'' (a semente)
Representa o inicio da aprendizagem do Taekwondo, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento, terá o primeiro contacto com a arte e com os seus princípios básicos, tais como: disciplina, respeito, cortesia, humildade, preserverança e auto-domínio.

Cinto amarelo- 8ºKup & Cinto amarelo/verde- 7ºKup:
 ''A riqueza'' (a terra)
Representa o inicio da adaptação do aluno do Taekwondo, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo do seu desenvolvimento técnico e tático, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.

Cinto verde- 6ºKup & Cinto verde/azul- 5ºKup:
''O crescimento'' (a planta)
Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o inicio da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos os seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwondo. É uma etapa de amplo crescimento do seu conhecimento.

Cinto azul- 4ºKup & Cinto azul/vermelho- 3ºKup:
''A liberdade'' (o céu)
Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.

Cinto vermelho- 2ºKup & Cinto vermelho/preta: 1ºKup:
''Alerta'' (o sol)
Assim como o sol é responsável pela vida do universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por todos na sua academia. Os seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência das suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba porque, como, quando e para que usá-las, tendo em vista a sua grande responsabilidade.

1º a 10º Dan:
(Negros)
''Sabedoria e conhecimento'' (o universo)
É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através dos seus princípios e atitudes.

Equipamento obrigatório de Taekwondo

Dobok




O dobok é o traje tradicional e obrigatório nesta arte marcial de origem Koreana.


No âmbito dos combates é necessário o uso de um capacete branco, vermelho ou azul, mas mais usado e melhor(devido à cor do colete, pois se o competidor se encontrar com o colete vermelho não poderá usar um capacete azul isto também serve em uso oposto) é o capacete de cor branca.

Capacetes


O colete poderá ser de cor vermelha ou azul, em colete electrónico ou colete normal.  O colete electrónico é usado em torneios internacionais e nacionais. O colete normal é usado nos restantes torneios.


Colete electrónico













                                                         Colete normal












Também é obrigatório o uso de protector de antebraço.

Protector de antebraço


O uso de boquilha de cor branca ou transparente.

Boquilha transparente







O uso de coquilha feminina ou masculina.
Coquilha masculina
Coquilha feminina



                                                                                    
O uso de protector de pernas. 




Protector de pés electrónico ou normal.



proteção de pé normal
proteção de pé eletrónico 




















Também é obrigatório o uso de luvas de competição.

Luvas de competição


Origem do nome



O significado da palavra Taekwondo, é:

- Tae- pés

-Kwon- mãos

-Do- paz, harmonia, espírito indomável

O Taekwondo é uma técnica de combate sem armas, usada para defesa pessoal, envolvendo destreza das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intersecções de golpes com as mãos, braços ou pés, para uma desistência do oponente.O Taekwondo tornou-se olímpico, e em muitos ginásios/escolas pratica-se o Taekwondo Olímpico.É um desporto de pontapés com muita explosão. Mais precisamente 30% Socos e 70% pontapés.As artes marciais coreanas vêem se desenvolvendo ao longo dos anos.Mostrando que a Ásia não se limita apenas ao Japão ou a China,o Taekwondo é bem mais que medalhas,títulos ou proteções,dadas aos vencedores de "competições" porém,o Taekwondo é a capacidade de vencer uma dificuldade pessoal, é desenvolver outras áreas da vida pessoal por meio da ética empregada no treinamento do taekwondo.

História do Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial de origem Koreana (Korea do Sul), que foi trazida para Portugal  pelo mestre Chung Sun Yong. Esta arte é um desporto de combate Olímpico geralmente usada para fugir à luta e não traze-la até nós.